A Raquel desenvolve um trabalho de excelência, transformando ideias em projetos magníficos, com uma criatividade incrível, sempre surpreendendo com o resultado apresentado. Ela desenvolveu a identidade visual e os rótulos dos produtos da Artesano Especiarias.
Eu crio identidade visual
Analiso, aprimoro e crio identidades visuais que aproximam e apaixonam pessoas através do design. O projeto de Identidade Visual, vai além do Logotipo, traz uma série de elementos que vão dar personalidade para sua marca como: Essência de Marca (DNA, Propósito, Visão e Valores da Marca.), Estratégia de Marca (Posicionamento, Promessa, Pontos de Contato, Público-alvo, Personalidade da Marca), Elementos Visuais (Cores, Tipografia, Grafismos, Ícones, Texturas, Padrões, entre outras possibilidades).
Para o desenvolvimento de uma Identidade Visual realizo as duas etapas cruciais na execução do projeto: Estratégia e Design.

O que será entregue?
1. Essência da Marca
DNA, Propósito, Visão e Valores da marca.
2. Estratégia de Marca
Posicionamento, Promessa, Pontos de Contato, Público-alvo, Personalidade da marca.
3. Guia de Estratégia de Marca
Um guia que está incluso no Brand Book e que carrega toda a essência e estratégia da marca que será essencial para a empresa tomar decisões alinhadas e que gerem valor para a marca e negócio ao longo do tempo.
4. Opcional: Naming
Criação de um novo nome para a sua empresa de acordo com as estratégias adotadas e objetivos da empresa.
O que será entregue?
- Variações do logo nos espaços de cores CMYK e RGB: Logo Vertical, Logo Horizontal, Logo Superhorizontal, Selo / Emblema, Logo PB.
- Paleta de cores institucionais e de apoio RGB, Hexadecimal, CMYK e Pantone;
- Texturas e fundos para redes sociais;
- Indicação de tipografia de apoio;
- Elementos gráficos;
- Pattern (padronagem criada a partir do símbolo ou de elementos gráficos);
- 06 (seis) ícones para site ou destaques do Instagram;
- 02 (dois) templates com contatos para personalizar post do Instagram;
- 01 (uma) página com botões de contatos + QR-code, entrega em link URL.
Desdobramentos: se o cliente solicitar, criarei o design da papelaria, como: cartão de visita, papel timbrado, pasta, envelope, uniforme, entre outras possibilidades.

Por que eu deveria ter uma Identidade Visual?
Sua empresa é como uma pessoa, ela precisa de uma identidade própria que a torne única. Isso irá transmitir confiança para o seu cliente, além de facilitar a memorização e identificação da sua empresa nos mais variados pontos de contato da marca, como cartões de visita, sacolas, embalagens, timbrado, envelopes, etc. Abaixo listo 8 motivos pelo qual você deve investir em design na sua empresa:
1. Agrega valor: Marcas que apresentam um design interessante tendem a conseguir se diferenciar dos concorrentes, conseguindo aumentar o valor percebido pelos seus consumidores, o que permite praticar preços com maior margem de lucro.
2. Aumenta a visibilidade: Marcas sem design ou com design ruim são ignorados e geralmente precisam investir mais em marketing e publicidade.
3. Facilita a compra: Um bom design é um facilitador e ajuda o consumidor na decisão de compra.
4. Otimiza a usabilidade: O bom design diminui drasticamente a curva de aprendizado.
5. Constrói identidade: Marcas são como pessoas: sem identidade se tornam irrelevantes. O design ajuda na pregnância e na construção da personalidade da marca.
6. Retém o público alvo: Um bom design cria identificação, fazendo com que seu cliente sempre dê preferência para sua marca.
7. Credibilidade: A confiança é a primeira coisa que se perde quando nos deparamos com uma comunicação visual mal feita.
8. Facilita a comunicação: Ter uma identidade visual bem projetada vai tornar a conversa com o público muito mais direcionada, além de facilitar qualquer implementação.

Qual a diferença entre Logotipo e Identidade Visual?
Logotipo é apenas um elemento gráfico que representa sua empresa. O projeto de Identidade Visual é muito mais completo, pois envolve, além do logotipo, uma série de elementos que vão dar personalidade para sua marca como cores, tipografia, ícones, texturas, padrões, entre outras possibilidades. Além disso, a identidade visual considera os pontos de contato, bem como todo o universo visual da marca. Também considera o momento atual da empresa e onde ela quer chegar, considerando variáveis e abrangências.
Como funciona o processo para contratar o serviço?
- Primeiro você precisa entrar em contato comigo por email ou pelo formulário de orçamento, me explicar um pouco sobre o seu negócio e materiais gráficos que necessita junto do projeto de identidade visual.
- Eu vou analisar se há a possibilidade de te atender. Caso sim, marcamos um bate-papo por vídeo-chamada através do Google Meet para conversarmos sobre o seu projeto e explicar minha metodologia.
- Após obter as informações sobre seu projeto, vou te enviar uma proposta de investimento em pdf e encaminharei por e-mail, com detalhamento das etapas, do valor e o prazo de início e fim detalhados.
- Caso você aceite o valor e prazo estipulados, só responder se aprovado ou não a proposta.
- Aprovada a proposta criarei um contrato de prestação de serviço, com termos para assegurar ambas as partes. O aceite do contrato é simples, utilizo assinatura online pela plataforma Autentique.
- Em seguida, o projeto deve ser pago integralmente de forma antecipada, pois o pagamento dá o start no andamento do projeto e de todas as suas etapas.
Para solicitar um orçamento, preencha o formulário clicando no botão abaixo:

Quais formas de pagamento você aceita?
O pagamento pode ser feito:
- via transferência bancária ou pix com desconto de 10%
- parcelamento por cartões de crédito através de link de pagamento.
Qual o próximo passo após fazer o pagamento?
À partir do pagamento eu considero o acordo fechado e a data estipulada no contrato já estará reservada. Eu vou te enviar o formulário de personalidade e na data agendada faremos a entrevista de briefing que tem como objetivo coletar informações importantes para a realização do seu projeto.
Qual o prazo médio para a entrega da apresentação do projeto?
Um projeto de Identidade Visual costuma levar em torno de 30 a 40 dias, podendo ultrapassar esse prazo de acordo com a complexidade do projeto. É importante ressaltar que, caso eu já esteja desenvolvendo outros projetos, o seu irá entrar na fila, mas tudo isso será especificado na proposta.

Quais os formatos do arquivo você entrega?
Os formatos entregues são: EPS, PDF, JPG e PNG.
Você cria apenas o logotipo?
Não. Eu desenvolvo apenas o projeto de Identidade Visual completo.
Você entrega os materiais impressos?
Não. Eu entrego apenas os projetos fechados para serem enviados para a gráfica de sua preferência.

Quanto custa um projeto de Identidade Visual?
O projeto de identidade visual feito na RBR Design inicia no mais simples a partir de R$ 4 mil, podendo chegar a mais de R$ 30 mil em projetos mais complexos.
Para lhe passar o valor de investimento, precisarei avaliar suas necessidades, entender a complexidade e estimar o tempo de desenvolvimento do seu projeto de identidade visual.
Para solicitar um orçamento, preencha o formulário clicando no botão abaixo:
Experiências reais
Raquel é uma profissional incrível, dedicada e muito criativa. Com percepção visual incrível e muito profissional, o trabalho dela reflete exatamente o que o desejamos. Organizada e prestativa, presta um incrível atendimento a minha empresa. Recomendo o trabalho dela para quem buscar profissional na área de identidade visual e naming!
Projetos de Identidade Visual
A seguir estão alguns dos meus trabalhos preferidos de Identidade Visual.